Página Inicial

 

O Laboratório

Equipe Médica

Exames

Convênios

Coletas de Materiais

Fale Conosco

Home page

 

 

Rua Rangel Pestana, 828
Edifício Comercial Jatobá Salas 84 e 86
Bairro Centro - CEP: 13201-000
Jundiaí-SP

COLETA DE MATERIAIS

FIXAÇÃO
 
Peças cirúrgicas e material de biópsias devem ser imediatamente imersos em solução tamponada de formalina (formaldeído a 10%), em volume de 10 vezes o equivalente ao volume da amostra. Caso a peça cirúrgica seja muito volumosa, recomenda-se ao menos cobrir toda a peça com formol. Idealmente, o material não deve ser mantido por tempo superior a 24 horas no fixador.
 
Em caso de materiais especiais (biópsias renais, de medula óssea e amostras que serão submetidas a exame de imunofluorescência) que requerem outros fixadores, favor entrar em contato com o nosso laboratório para maiores explicações.
As lâminas de esfregaços cervicovaginais (Papanicolau) devem ser  imediatamente colocadas em álcool etílico 95% ou recobertas por “spray” fixador celular (solicitar no laboratório).

Os raspados em geral devem ser colocados imediatamente em álcool 70% e deixar uma lâmina secar ao ar.

Os líquidos (líquido pleural, líquido ascítico, líquido articular, lavado peritoneal, lavado brônquico, conteúdo de cisto, etc.) devem ser enviados ao laboratório logo após a coleta, sem fixador. Se houver demora, preservar em geladeira por no máximo 24 horas.

O líquido cefalorraquidiano (líquor) e urina devem ser enviados ao laboratório logo após a coleta, sem líquido fixador. Caso não seja possível, conservá-lo em geladeira por pouco tempo ou fixá-lo em igual volume de álcool etílico 50%.

O escarro não precisa de líquido fixador, se o material for enviado no mesmo dia do laboratório.  Caso contrário, deve ser colhido em frasco de abertura larga contendo álcool etílico 50% (cerca de 1/5 do volume do frasco).

O material da punção aspirativa por agulha fina (PAAF) deve ser imediatamente disposto em lâminas (esfregaços), após o procedimento, e logo em seguida estas devem ser colocadas em álcool 70%. No caso de punções da tireoide, reservar algumas lâminas para esfregaços secos e não colocá-las em hipótese alguma em fixador.

Fornecemos frascos, sacos plásticos, formol a 10% e “spray” fixador celular para esfregaços cervicovaginais.
 
 
ACONDICIONAMENTO DO MATERIAL

O material deve estar corretamente identificado com etiqueta contendo o nome do paciente, número do registro hospitalar (se for o caso), designação da amostra e de sua topografia. A etiqueta deve ser preenchida a lápis para evitar problemas (“borrão”) na identificação, decorrentes de vazamento do formol ou álcool quando preenchidos a caneta.

Colocar biópsias de topografias diferentes em frascos distintos.

Os frascos e sacos plásticos utilizados devem apresentar tamanho adequado para acondicionar o material acrescido do formol para sua fixação. Lembrar ainda que após a fixação, os tecidos perdem elasticidade e, portanto as aberturas dos frascos devem ser suficientemente largas para que o material possa ser retirado com facilidade.

As recomendações para os exames de revisão externa são as seguintes: as lâminas devem ser enviadas em tubos, caixas ou estojos próprios para evitar quebras; os blocos de parafina também devem ser enviados, caso sejam necessários cortes adicionais para colorações especiais e/ou imuno-histoquímica, sendo que estes podem ser acondicionados em pequenos sacos plásticos, envelopes ou caixas; é imprescindível o envio do laudo anatomopatológico original e de requisição de revisão de lâmina com as informações sobre o paciente, material, motivo da solicitação e hipótese diagnóstica clínica.
 
 
REQUISIÇÕES MÉDICAS
 
A requisição médica é um documento e deve ser preenchida corretamente, com letra legível, visando o melhor cuidado e respeito para com o paciente.
 
Devem obrigatoriamente conter nome completo do paciente, idade, sexo, etnia, antecedentes pessoais e familiares de relevância para o diagnóstico, identificação do material, topografia anatômica do mesmo e se for o caso, designação de marcações prévias (por exemplo, margens ou pontos para orientação do espécime).
 
Lembrar sempre de informar as hipóteses clínicas, resultados de exames de imagem relacionados e exames (anatomopatológicos ou outros) pregressos relevantes.
 
As requisições de exames devem estar assinadas, conter o nome do médico solicitante e seu telefone para contato.
 
 
 
ENVIO DE MATERIAL AO LABORATÓRIO

O laboratório possui sistema de mensageiros que buscam as biópsias e peças cirúrgicas, acompanhadas de suas respectivas requisições médicas, devidamente preenchidas, nas clínicas particulares e hospitais, mediante solicitação do médico responsável. Serviço para buscar e levar material:segunda à sexta-feira das 8:00 às 17:00h.

O material também pode ser entregue diretamente na recepção do laboratório pelo paciente durante o horário de funcionamento regular: segunda à sexta-feira das 8:00 às 18:00h.
 

Voltar

 

O LaboratórioEquipe MédicaExamesConvêniosColeta de MateriaisFale ConoscoLocalizaçãoHome Page

© Copyright 2019 - NKM Patologia - Desenvolvido pela Agência de Sites Jundiaí e Portal Imóvel Já